Cidadão

O cidadão situa-se no centro do modelo de prestação de cuidados de saúde. Esta dinâmica que pode ser sintetizada no conceito de empoderamento (empowerment), tem como questão central o exercício positivo desse poder na construção de uma cidadania participativa, não se resumindo somente à obtenção de poder, de direitos e sua defesa.

Sistema de Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes dos Hospitais do SNS – 2009

A ACSS, em parceria com o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI- UNL), deu continuidade ao projecto de Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde – 2009.

Atitudes e Representações Sociais em Saúde

O estudo reporta-se à satisfação dos consumidores com os serviços de saúde, considerando-se que a teoria das representações sociais contribui para a compreensão dos processos cognitivos e afectivos subjacentes à formação das avaliações.

Demonstra-se que, quanto maior a dificuldade de validação objectiva, através designadamente da experiência física directa, maior a probabilidade de recurso à validação intersubjectiva.

O estudo procura examinar o desnível entre práticas e representações, no contexto da satisfação do consumidor com os serviços de saúde em Portugal.