Cidadania e saúde

O exercício da cidadania está entrosado com a saúde dos cidadãos. Dificilmente podem ser desenvolvidas as prerrogativas de uma cidadania positiva, implicada e activa se o cidadão não estiver "equipado" da melhor saúde. Uma sociedade moderna está centrada nos cidadãos se efectivamente coloca a sua saúde – e tudo aquilo que a articula e determina – na sua agenda de governação.

Estado da arte

Neste contexto foram identificadas áreas críticas relativamente às quais era urgente articular uma nova relação entre o sistema de saúde e o cidadão, considerado como o elemento central do seu desenvolvimento, perante o deficit de cidadania que enferma algumas sociedades modernas. Destacam-se assim os direitos à informação, escolha e representação e as questões relativas à acessibilidade, participação e satisfação.

PORTO: Lançamento do Livro "SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE - PARA UMA CONVERSAÇÃO CONSTRUTIVA"

Fundação para a Saúse - SNS e a editora Diário de Bordo têm o gosto de convidar para o lançamento do livro "SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE - PARA UMA CONVERSAÇÃO CONSTRUTIVA"

30 de OUTUBRO, pelas 18H, nas instalações da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, na Rua Delfim Maia 405, Porto

BRAGA: Lançamento do Livro "SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE - PARA UMA CONVERSAÇÃO CONSTRUTIVA"

Fundação para a Saúse - SNS e a editora Diário de Bordo têm o gosto de convidar para o lançamento do livro "SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE - PARA UMA CONVERSAÇÃO CONSTRUTIVA"

31 de OUTUBRO, pelas 18H, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, na rua S. Paulo nº 1, em Braga

Entrevista a Manuel Lopes, in Antena 1

Manuel Lopes é um dos coordenadores do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, professor coordenador do Departamento de Enfermagem da Universidade de Évora e responsável por um projeto relacionado com o envelhecimento ativo.

A Nova Saúde Pública da Era do Conhecimento: Homenagem a Constantino Sakellarides

A Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, e a Direção-Geral da Saúde organizaram, no dia 3 de Junho de 2011, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, um Seminário Internacional dedicado ao tema "Public Health: Information, Knowledge and Action", a qual reuniu conferencistas internacionais de reconhecido mérito, designadamente Dr. Josep Figueras (Director of the European Observatory on Health Systems and Policies, WHO-Europe), Dra.