Promoção e protecção da saúde

Competência cultural em saúde: um guia para estratégia, parcerias e participação

Neste documento pode encontrar um anexo produzido pela Commonwealth da Australia.

Partindo do principio que todos os australianos têm direito de acesso a cuidados de saúde que correspondam às suas necessidades, apresenta um modo de pensar e organizar o sistema de saúde respeitando a diversidade cultural e linguistica da população.

Financiamento da Protecção e Promoção da Saúde

Autor: 
Carla Courelas
Autor: 
Sofia Rio Tinto

Investir em Saúde pública, significa actualmente, proporcionar o melhor nível de saúde ao maior número de pessoas com o melhor balanço económico. Neste sentido, dada a emergência da Promoção da saúde, e o facto destas intervenções implicarem a mobilização de recursos, nomeadamente recursos financeiros, pareceu-nos pertinente debater a origem e alocação dos recursos financeiros em Promoção e Protecção da saúde.

Saúde nas Prisões Portuguesas - Contributo da ENSP para o debate nacional, em 2003

Autor: 
Teodoro Briz

Saúde nas Prisões Portuguesas - Contributo da ENSP para o debate do tema 13 (Saúde) do documento "Guião para o debate público (sugestões)", distribuído pela Comissão de Estudo e Debate da Reforma do Sistema Prisional (CEDRSP)

A sociedade condena cidadãos à reclusão, quando eles transgridem as suas normas. Julga proteger-se, assim, da sua influência e, simultaneamente, proporcionar-lhes uma oportunidade de se reabilitarem e reinserirem. Nas actuais condições, condena-os também a exporem-se a um ambiente com riscos muito agravados de doenças graves e à aprendizagem e consolidação de comportamentos que as favorecem, num emaranhado de ciclos viciosos trazidos do exterior e ali amplificados. Nem um objectivo, nem outro serão provavelmente atingidos assim.

O encarceramento constitui uma expressão das representações sociais dos valores humanos, entre eles a saúde e a sua protecção, e dos sistemas que se destinam a defendê-los. Revela-se, entretanto, uma fonte de inequidades acrescidas. Pela observação do que aqui se passa, tornam-se visíveis a valorização que as políticas sociais atribuem à marginalidade e à exclusão, bem como importantes aspectos do desempenho do sistema de saúde nesta difícil interface.