Prestar cuidados de saúde de qualidade significa prestar os melhores cuidados possíveis em função dos recursos disponíveis.
Não é apenas uma característica do produto final (cuidados de saúde); resulta da organização no seu todo, está ainda relacionada com a "forma como as coisas se fazem em determinada organização", ou seja, com os valores, crenças e atitudes partilhadas pelos seus membros – cultura organizacional.
Por último, e dado que os utilizadores também fazem parte do sistema prestador, relaciona-se com a forma como estes percebem a qualidade dos cuidados, assim como as alterações na sua qualidade de vida.
Verificou-se que a realização de auditorias de qualidade em cuidados de saúde primários tem como vantagem a possibilidade de avaliação contextualizada e individualizada da qualidade da prestação de cuidados, o desenvolvimento personalizado dos profissionais, constituir um veículo de informação dirigido e envolver a gestão com a qualidade. Possibilitam, por estas razões um envolvimento com comprometimento (commitment) dos profissionais e reúnem condições de se constituírem num importante instrumento de desenvolvimento contínuo da qualidade.
Comentários recentes
há 1 ano 24 semanas
há 1 ano 32 semanas
há 2 anos 8 semanas
há 2 anos 41 semanas
há 4 anos 21 semanas
há 4 anos 45 semanas
há 4 anos 45 semanas
há 5 anos 10 semanas
há 5 anos 10 semanas
há 5 anos 10 semanas