Saúde e trabalho

O estado da arte da protecção e promoção da saúde no trabalho

Autor: 
Luís Graça

II Capítulo da tese de doutoramento "Política(s) de saúde no trabalho: um inquérito sociológico às empresas portuguesas"

A arte da enfermagem no Século XVIII

Autor: 
Luís Graça
A Postilla Religiosa e Arte de Enfermeiros é o primeiro manual de formação em cuidados de enfermagem de que há notícia em Portugal e, nessa medida, deveria ocupar lugar de algum relevo na proto-história do ensino das ocupações e profissões de saúde.

Baixa qualificação associada a baixa escolaridade: uma das causas da crise actual

Autor: 
Eugénio Rosa

Os baixos níveis de qualificação profissional e de escolaridade de trabalhadores e patrões em Portugal constituem um obstáculo sério ao crescimento económico e são uma das causas da crise actual.

Qualidade do ar interior em aeronaves de aviação comercial

As condições atmosféricas aos níveis de altitude em que decorre a quase totalidade dos voos comerciais tornam obrigatória a existência, no interior das cabinas de avião, de um ambiente artificial, através do recurso a sistemas de condicionamento do ar. Neste estudo, a monitorização permanente de vários parâmetros "de qualidade do ar interior" revelou que, globalmente, nas cabinas de avião estudadas, tais parâmetros se situaram em valores que não excederam as respectivas concentrações máximas admissíveis. A humidade relativa foi aquele cujos teores mais se afastaram dos valores recomendados, com valores compreendidos ente 7,7% e 16,6%.

  publicado em Saúde & Trabalho. 3 (2000) 7-30

Avaliação do risco de lesões musculo-esqueléticas do membro superior ligadas ao trabalho: aplicação dos métodos RULA e Strain Index

A avaliação do risco de lesões musculo-esqueléticas do membro superior ligadas ao trabalho (LMEMSLT) realiza-se, com frequência, através do recurso a métodos observacionais, entre os quais  o RULA (Mcatamney; Corlett, 1993)  e o Strain Index (Moore; Garg, 1995).  Este estudo comparou os resultados dessas duas metodologias de análise e avaliação do risco de LMEMSLT em 33 postos de trabalho da indústria de montagem de contadores eléctricos.

  publicado em Saúde&Trabalho. 3 (2000)43-75

Exposição Profissional a Agentes Químicos: os indicadores biológicos na vigilância de saúde dos trabalhadores

A avaliação da exposição a substâncias químicas pode ser avaliada através da avaliação ambiental (dose externa) ou através de amostras biológicas (dose interna). Para avaliação da dose interna usam-se análises do sangue ou da urina, mas é também possível analisar o ar expirado, a saliva, produtos de biopsia ou, por exemplo, as faneras. A monitorização biológica constitui um elemento essencial nas estratégias de prevenção dos riscos profissionais de natureza química.

  publicado em Saúde&Trabalho. 4 (2003) 5-12