Agenda política e reformas na saúde em Portugal

"Não-reforma" dos hospitais e serviços centrais está a atrasar reforma da Saúde

Uma das pedras no sapato da reforma dos cuidados de saúde primários é a "não-reforma" dos hospitais e dos serviços centrais e regionais do Ministério da Saúde, bem como dos instrumentos de governação. O Relatório de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde<, divulgado quarta-feira, considera os avanços na reforma como um "acontecimento excepcional, tanto no panorama da saúde como no da administração pública portuguesa".

Análise Especializada: Políticas Públicas Saudáveis

Autor: 
Paulo Ferrinho
Autor: 
Inês Rêgo

Este documento, realizado em parceria entre o Alto Comissariado da Saúde, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e a Associação para o Desenvolvimento da Medicina Tropical., faz parte de um conjunto de estudos solicitados a peritos nacionais com consultoria internacional, sectoriais e/ou transversais e que foram alvo de discussões próprias em sede especializada e/ou pública.

Novo Contrato Social da Saúde - Incluir as Pessoas

Seria bom transformar a crise económica e social que assola o país, numa oportunidade de mudança. Mas isso não acontecerá facilmente. Face aos tremendos desafios da actualidade, só um esforço extraordinário, com uma base social de apoio suficientemente ampla, permitirá repensar as causas mais profundas do nosso descontentamento e actual, sair da indiferença e acomodação habituais, fazer de maneira diferente. É importante procurar esse caminho.

Administração pública e reforma da saúde

Autor: 
Luís Costa
Autor: 
André Coelho

Numa época em que se fala da Reforma da Administração Pública, parece aceitável que se teçam algumas considerações sobre a relação entre a reforma da Administração Pública e a reforma da Saúde. Será a segunda dependente da primeira? Ou qualquer reforma na Saúde reflectir-se-á, eventualmente, na própria Administração Pública? Ou ainda, estarão ambos os conceitos interligados, mas sem qualquer relação causa-efeito?

Agenda actual e sua implementação

A agenda politica da saúde para o período 2002-2006 está expressa no programa do actual governo (Programa do XV Governo Constitucional, 2002) e Grandes Opções do Plano 2003.