Sistema prestador

O que está a mudar nos Cuidados de Saúde Primários em Portugal

A reforma dos cuidados de saúde primários (CSP), iniciada em 2005, visa melhorar o desempenho dos centros de saúde através da sua reorganização em equipas multiprofissionais. O conceito essencial é o de trabalho em equipa. O elemento estrutural central é o de equipa. Existem cinco tipos diferentes de equipas consoante os problemas e as necessidades de saúde a satisfazer. Estas equipas constituem as unidades funcionais dos centros de saúde (ver Quadro).

Avaliação pelo Committee of Public Accounts (CPA) do Parlamento Britânico das Parcerias Publico-privadas em Hospitais do Reino Unido

O Committee of Public Accounts (CPA) do Parlamento Inglês publicou hoje, 18 de Janeiro, um relatório sobre os projectos de Parcerias Publico-Privadas para a construção e gestão de hospitais no Reino Unido.

Num relatório sobre as PPP, Committee of Public Accounts afirma que o Department of Health usou estas iniciativas ao longo da última década com a justificação de que não existia outra alternativa realística e não por representar melhor valorização do investimento.

Os projectos de Parcerias Publico-privadas foram introduzidos no Reino Unido em 1992, pelo governo Conservador

Análise Especializada: Ordenamento do Território e Saúde

Este documento, realizado em parceria entre o Alto Comissariado da Saúde e a equipa de investigação, faz parte de um conjunto de estudos solicitados a peritos nacionais com consultoria internacional, sectoriais e/ou transversais e que foram alvo de discussões próprias em sede especializada e/ou pública. Esta análise, e outras realizadas para o mesmo efeito noutros domínios (como é o caso dos cuidados de saúde primários, entre outros), constituirá a base de pareceres e estratégias posteriormente solicitadas às instituições envolvidas no Plano Nacional de Saúde (PNS) 2011-2016.

O Futuro dos Centros de Saúde

Autor: 
Gisele Carvalho
Autor: 
Helena Lavouras
Autor: 
Isabel Andre

O futuro dos Centros de Saúde não deverá ser abordado sem se olhar para o passado e contextualizar o presente. A realidade é muito mais poderosa que a ilusão legislativa…