Tracers

Estado da arte

Algumas situações de saúde pela sua natureza abrangem vários sectores do sistema prestador de cuidados: centros de saúde, hospitais, autoridades de saúde, contratualização, sistemas de qualidade ou financiamento. Estudando-as, conseguimos "atravessar" muitos destes sectores e desta forma construir uma representação objectiva de funcionamento do sistema de saúde.

Efectividade: o Programa Nacional de Controlo da Tuberculose em Análise

Foi apresentada esta apreciação crítica epidemiológica em conferência realizada no IHMT, no passado dia 17 de Dezembro. Teodoro Briz, membro fundador do OPSS e professor de Epidemiologia na Escola Nacional de Saúde Pública, partilhou com a assistência a análise que vem fazendo da qualidade do programa (PNT) e dos seus resultados de saúde.

Um programa de saúde, como este, tem o valor de “situação-marcadora” do sistema de saúde, quando corresponde à definição técnica de “programa de saúde”.

O controlo da tuberculose em Portugal: uma apreciação crítica epidemiológica global

Autor: 
Teodoro Briz
Autor: 
Carla Nunes
Autor: 
Joana Alves
Autor: 
Osvaldo Santos

O presente artigo pretende contribuir para um ganho real em conhecimento quanto (1) ao progresso no controlo da tuberculose em Portugal, enquadrado na evolução desse controlo noutras regiões pertinentes, e (2) aos aspectos do conhecimento disponível e da intervenção na população portuguesa que suscitem especial atenção, para melhoria no futuro imediato. Relata o resultado de um exercício independente de apreciação crítica, com uma perspectiva epidemiológica.

Controlo da Tuberculose em Portugal. Apreciação crítica epidemiológica relativa a 2006/2007

Autor: 
Teodoro Briz

Neste exercício de apreciação critica epidemiológica, observa-se a situação relativa aos anos de 2006 e 2007 e o desempenho do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose (PNT), contextualizados à evolução em anos anteriores e ao quadro internacional. Baseia-se na informação oficial disponível e é seguido o mesmo método de abordagem que a OMS faz no seu relatório anual, à semelhança dos exercícios já antes divulgados neste Portal.  **

Efectividade do Programa Nacional de Controle da Tuberculose - 2004. Evidência epidemiológica, sua qualidade e melhorias necessárias

Autor: 
Teodoro Briz
Autor: 
Carla Courelas

Neste artigo, são apresentados de forma sumária os principais resultados de uma apreciação crítica da evidência epidemiológica quanto à efectividade actual do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNT), a partir de um estudo exploratório focando um período de observação de três anos, realizado no contexto do OPSS. Também se analisa a qualidade dessa evidência e identificam-se as melhorias necessárias para um melhor controle da doença. Esta apresentação é complementada com um texto mais desenvolvido, em língua inglesa, que se anexa no fim, bem fundamentado e profusamente ilustrado, em formato PDF, de onde foram extraídas as figuras.

Tuberculose em Portugal - evidência e perspectivas quanto à efectividade do Plano Nacional para o seu Controle

Autor: 
Teodoro Briz

Pode acompanhar-se o desempenho global do sistema de saúde, analisando a sua efectividade particular em alguns dos aspectos concretos da saúde da população. É o caso do grau de controle conseguido relativamente a diversas doenças na população, quando sejam vulneráveis aos recursos existentes para intervir favoravelmente sobre elas, modificando a exposição às suas determinantes.

Destacam-se as doenças que são objecto de programas de intervenção específicos, em virtude de a circunstância desses programas configurar o conceito técnico de "marcador" ou "tracer" para aquele efeito. São analisadas aqui as evidências mais relevantes quanto à evolução da efectividade do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNT) e à adequação do seu sistema de informação para o controle populacional da doença, que em teoria pode ser mesmo erradicada.