Termos iniciados por G

g
ganhos em saúdepesquisar por este termo
melhoras mensuráveis do estado de saúde de um indivíduo ou de uma população, a partir de uma situação de base, e que pode abranger desde aspectos quantitativos de duração da vida a medidas de qualidade de vida. (Ministério da Saúde. Saúde um compromisso: A estratégia para o virar do século (1998-2002). Lisboa: Ministério da saúde, 1999)
gestão baseada na evidênciapesquisar por este termo
Expressão que é usada na sequência do percurso da “medicina baseada na evidência”, num enquadramento de rápidas mudanças do meio envolvente das organizações e de crescente importância e disponibilidade do conhecimento. É a utilização do melhor conhecimento disponível na tomada de decisão. Envolve a procura, a avaliação e a escolha da evidência relevante para uma determinada decisão. (Adaptado de Stewart R. Evidence-based management: a practical guide for health professionals. Oxon: Radcliffe Medical Press ltd, 2002)
gestão da doençapesquisar por este termo
Um sistema de intervenções coordenadas de cuidados de saúde para populações quando os esforços de auto cuidados são significativos. (Adaptado de Disease Management Association of America, 2001) A gestão da doença tem como objectivo coordenar recursos através do sistema de prestação de cuidados. A gestão da doença aplica-se especialmente em doenças crónicas e de evolução prolongada, em que existem grandes variações nas actuações dos profissionais, em que exista má coordenação de cuidados e/ou pouca qualidade dos mesmos. A gestão da doença é a resposta estruturada à existência de um conjunto fragmentado e não coordenado de pólos prestadores de cuidados de saúde (atenção predominante a situações agudas, negligência dos cuidados preventivos, tratamento não baseado na melhor informação disponível). (Adaptado de BMJ 1997; 315:50-53)
gestão de cuidados de saúdepesquisar por este termo
processo para maximizar ganhos em saúde de uma comunidade, dentro de recursos limitados, assegurando que um nível apropriado de serviços seja prestado e monitorizado, numa base individual, para assegurar melhoria contínua, de forma a atingir as metas nacionais para a saúde e para as necessidades individuais de saúde. (NEJM 1996; 335: 883-5).
governabilidadepesquisar por este termo
Balanço entre as necessidades de governo e as capacidades de governo. As necessidades correspondem quer a problemas sentidos pela Sociedade, quer ao aproveitamento de oportunidades. As capacidades respeitam à geração de soluções ou de estratégias que sejam capazes de dar resposta aos problemas ou de aproveitar oportunidades. Quanto maiores forem as capacidades de governo, obviamente, melhor se hão-de satisfazer as necessidades da sociedade em causa e, por isso, mais governável ela será.” Adaptado de Revista de Administração e Políticas Públicas 2001; II (2):8-20
governação clínicapesquisar por este termo
Processo através do qual as organizações de saúde se responsabilizam pela melhoria continua da qualidade dos seus serviços e pela salvaguarda de padrões elevados de qualidade de cuidados. Envolve todos os membros da equipa de saúde pelo reconhecimento do contributo de cada um para a qualidade dos cuidados, implica esforço conjunto, da equipa, para identificar aspectos dos cuidados que necessitem de melhoria e para procurar soluções, implica responsabilização pelos serviços prestados, passando pela disponibilizarão de informação aos utentes. Este ultimo aspecto é bastante importante, não bastando prestar bons cuidados, mas sendo necessário demonstrá-lo, para manter a confiança de colegas e cidadãos. (Adaptado de Roland M, Baker R. Clinical governance: a practical guide for primary care teams. Manchester: National Primary Care Research and Development Centre, 1999) Sinónimos: clinical governance, gestão clínica
governancepesquisar por este termo
A concepção de governação como “governance” está relacionada com o exercício de autoridade politica, económica e administrativa na administração de um país, a todos os níveis. É um conceito que compreende processos, mecanismos complexos, relações e instituições através dos quais cada cidadão e grupos articulam entre si os seus interesses, exercitam os seus direitos e obrigações e medeiam as suas diferenças. O termo governação é utilizado também para os aspectos operacionais do governo (execução do programa do governo) - legislação, estabelecimento de prioridades, financiamento, regulação, contratualização, desenvolvimento de distintos tipos de recursos, organização e gestão.” (adaptado de http://www.who.int/health-systems-performance/docs/glossary.htm#governance<, Dez 2000 e Futuribles; 2001: 41-50)