Saúde dos portugueses

Os objectivos do sistema da saúde de acordo com a Organização Mundial de Saúde, podem ser resumidos em mais saúde, melhor resposta em serviços de saúde, uma contribuição financeira socialmente mais justa para a saúde. O sistema de saúde português realiza estes objectivos de forma significativamente diferente, conforme aparece descrito, de modo comparativo, no "World Health Report" de 2000.

Estado da arte

Estado de saúde – O estado de saúde dos portugueses corresponde ao grau de desenvolvimento do País (29º entre 191 países, em saúde, OMS; 27º em desenvolvimento entre os países do mundo, segundo o índice de desenvolvimento humano do FNUAD, 2000).

Para responder ao desafio de melhorar o estado de saúde dos portugueses, está em discussão o plano nacional de saúde, que pretende ser uma estratégia para o futuro do desenvolvimento do campo da saúde em Portugal;

Mortalidade perinatal subiu em Portugal

Escrito por PAIS&Filhos Sexta, 19 Novembro 2010

Os números da mortalidade infantil, perinatal e neonatal subiram no último ano. Algo que não acontecia desde 2006, revelam os dados apresentados na publicação Natalidade, Mortalidade Infantil, Fetal e Perinatal 2005/2009, da Direcção-Geral da Saúde.

Em 2009, a mortalidade infantil (até ao primeiro ano de vida) fixou-se em 3,6 por mil bebés nascidos.