Observatórios

Convite para apresentação do relatório de primavera 2013

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) tem o prazer de o convidar para a apresentação pública do Relatório de Primavera 2013, no próximo dia 18 de junho, pelas 9:30H, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Gostariamos de contar com o privilégio da sua presença. Com os nossos melhores cumprimentos, 

Pela Coordenação do OPSS, 

Ana Escoval
Manuel Lopes
Pedro Lopes Ferreira 

 

Intervenção da Ministra da Saúde na apresentação de relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde [2010]

[© 2010, Portal da Saúde]

Senhor Presidente do Observatório Português dos Sistemas de Saúde,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Começo por agradecer o vosso convite e por recordar que é a terceira vez que, como Ministra da Saúde, tenho oportunidade de assistir à apresentação dos Relatórios de Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde.

Quero felicitar-vos pelo vosso décimo relatório e pela oportunid

Informe del Foro Iberoamericano de Observatorios de Salud

El Observatorio de Salud Pública de Cantabria (OSPC), unidad de gestión de la Fundación Marqués de Valdecilla, y perteneciente a la Consejería de Sanidad del Gobierno de Cantabria, organizó el FORO IBEROAMERICANO DE OBSERVATORIOS DE SALUD del 24 al 26 de noviembre en el Palacio de la Magdalena de Santander, en colaboración con el Observatorio de Salud de la Mujer (OSM) del Ministerio de Sanidad y Consumo del Gobierno de España. Para tal efecto se firmó un Convenio de colaboración entre el Ministerio de Sanidad y Consumo y la Fundación Marqués de Valdecilla. El presente informe responde a los compromisos adquiridos en el mismo por parte del OSPC.

Política Social e Observatórios Sociais e de Saúde: que relação?

Para a formulação de qualquer política, é necessário começar por identificar os aspectos a desenvolver para alcançar a mudança. É neste contexto que os observatórios, especificamente os que tratam da área da saúde, assumem especial importância.