Gestão de problemas de saúde

Seminário "Desafiar paradigmas: o VIH/SIDA"

No âmbito do Curso de Formação da APDH, realizar-se-á no próximo dia 27 de Fevereiro de 2012, pelas 9:30, no Salão Nobre da Escola Nacional de Saúde Publica, o seminário intitulado, Desafiar paradigmas:o VIH/SIDA.

 

Programa

Dr. Kamal Mansinho, Médico Infecciologista
Perspetiva da evolução científica e clínica, desde a deteção da infeção, passando pelo seu tratamento e até à gestão da condição crónica da infeçãopor VIH.

Cancro do colo do utero

O cancro do colo do útero corresponde aproximadamente a 12% de todos os cancros que afectam as mulheres. Embora seja uma doença evitável é o segundo cancro mais comum em todo o mundo e o mais comum nos países em vias de desenvolvimento (WHO, 2002). Os programas de rastreio organizados levaram a uma diminuição da incidência desta doença nos países onde foi implementado. Em Portugal o rastreio é oportunista, possuindo o nosso país uma das mais altas taxas de incidência da Europa.

ITS - Infecções de Transmissão Sexual

Leituras recomendadas:

 

Sex Transm Infect 2004;80:264–271

  • K A Fenton C M Lowndes. Recent trends in the epidemiology of sexually transmitted infections in the in the European Union.

Sex Transm Infect 2004;80:255-263

Cancro do pulmão e tabagismo

O consumo de tabaco está associado a muitas doenças, sendo responsável por cerca de 75% de mortes devido a cancro pulmonar e doenças pulmonares obstrutivas crónicas (1). Actualmente o consumo de tabaco é a principal causa evitável de morte no mundo.

Aqui encontra informação para lhe despertar o interesse pelo assunto e material para o aprofundar.

Água

Acidentes rodoviários

Aqui encontra sítios e documentos com interesse para conhecer melhor este problema

Gripe pandémica

Documentos e links com interesse sobre gripe pandemica

 

O guia do diabético como determinante da efectividade do programa nacional de controlo da diabetes: papel que deve desempenhar, funções que objectivamente desempenha e percepções dos seus utilizadores

A diabetes mellitus é cada vez mais considerada uma pandemia. Em Portugal, no ano de 1998, foi implementado o Guia do Diabético integrado no Programa Nacional de Controlo da Diabetes (PNCD). Passados cinco anos sobre a implementação deste Guia propõe-se a realização de um estudo exploratório transversal, cujo principal objectivo é caracterizar as percepções de utilização do documento dos diferentes elementos envolvidos no PNCD: os profissionais de saúde e o próprio doente.

Frio de morrer na Europa

Compara-se a sazonalidade da mortalidade em diferentes países da Europa