Prestação

Pretende dar a conhecer a combinação de prestadores de cuidados de saúde num contexto de pluri-prestação (delivery mix).

A relação entre as horas de cuidados de enfermagem necessárias e prestadas e os resultados observados em doentes internados em meio hospitalar

Os recursos disponíveis para o sector da saúde são, por definição, limitados e muitas vezes insuficientes para cobrir todas as necessidades. Este panorama de escassez de recursos na saúde exige aos profissionais uma nova postura face à gestão de pessoal, baseada no rigor e na fundamentação criteriosa das necessidades. Neste estudo apresenta-se o sistema de classificação de doentes como instrumento de gestão e planeamento de efectivos, através do qual é possível a identificação das necessidades de cuidados de enfermagem, a definição de orçamentos dos serviços, a comparação das horas de trabalho de enfermagem e análise da efectividade da prestação face às necessidades identificadas entre diferentes serviços.

Conceito de cuidados primários

Autor: 
Andre Biscaia

Para Barbara Starfield<, há quatro elementos fundamentais nos Cuidados Primários de Saúde: 1 - First Contact Care and Gatekeepers (Cuidados de primeiro contacto e gatekeepers); 2 – Longitudinality (Longitudinalidade); 3 – Comprehensiveness (Globalidade); 4 – Coordination /integration – Coordenação/ Integração

Da rua ao Hospital - As (des)continuidades do Sistema Integrado de Emergência Médica

Autor: 
Nelson Guerra

Este artigo procura divulgar a análise do Sistema Integrado de Emergência Médica Português, em particular, a sua articulação, na interface pré-hospitalar / hospital, e procura descrever o modelo sistémico implementado em Portugal.