Cuidados de saúde primários

Análise Especializada: Cuidados de Saúde Primários : reforçar e expandir

Este documento, realizado em parceria entre o Alto Comissariado da Saúde, o Instituto Superior de Economia e Gestão e Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa – Universidade de Lisboa, faz parte de um conjunto de estudos solicitados a peritos nacionais com consultoria internacional, sectoriais e/ou transversais e que foram alvo de discussões próprias em sede especializada e/ou pública.

Desenvolvimento organizacional dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal - Inovação em políticas de saúde

Dado o contexto da reforma dos cuidados de saúde primários em Portugal, e da inovação em politicas de saúde que lhe está subjacente, é oportuna uma análise da reforma, através da identificação dos pontos críticos para a alavancagem da mudança. Como objectivos específicos, pretende desenvolver-se uma narrativa que permita análises posteriores para o acompanhamento da reforma dos cuidados de saúde primários e analisar os aspectos críticos que a curto, médio e longo prazo permitem interpretar melhor o processo de mudança, suas consequências e gestão. Pretendeu-se construir uma narrativa da reforma que teve início em 2005, que incide sobre o processo de mudança em curso, na vertente da decisão política, iniciativa da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, resposta dos profissionais de saúde da área dos cuidados de saúde primários e manifestação de outros actores sociais relevantes para este processo.

O Futuro dos Centros de Saúde

Autor: 
Gisele Carvalho
Autor: 
Helena Lavouras
Autor: 
Isabel Andre

O futuro dos Centros de Saúde não deverá ser abordado sem se olhar para o passado e contextualizar o presente. A realidade é muito mais poderosa que a ilusão legislativa…

Cuidados de saúde primários 2000 - De Alma-Ata a Harry Potter: um testemunho pessoal

Quando, finalmente, entendemos a importância dos cuidados de saúde primários, procuramos construí-los à maneira das antigas catedrais góticas dos velhos burgos medievais: desenhadas por poucos, construídas por alguns, frequentadas obrigatoriamente por todos os demais. Através de todo este esforço, aprendemos. Os cuidados de saúde primários acontecem todos os dias: quando as pessoas comuns aprendem ou fazem alguma coisa de útil à sua saúde e à dos que lhes estão próximos; sempre que comunicam com alguém habilitado a ouvi-los e apoiá-los sobre as suas dúvidas, medos, fantasias, angústias, preferências ou necessidades de saúde.
Para assegurar o reforço dos cuidados de saúde primários necessitamos de conhecimentos renovados, «teorias de acção» mais elaboradas, alguma sabedoria e muita imaginação.

Cuidados de saúde primários 2000 - Os enfermeiros em cuidados de saúde primários

Autor: 
Fernanda Dias
Autor: 
Manuela Coelho
Autor: 
Paula Page
Autor: 
Paula Vitorino

A ideia de uma «enfermagem comunitária» centrada no trabalho com as famílias já vem de há muito a ser teorizada e praticada pelos núcleos inovadores da enfermagem em cuidados de saúde primários, mas recebeu novo impulso na recente Conferência Europeia de Munique (2000).

Cuidados de saúde primários 2000 - Determinantes da satisfação dos utentes dos cuidados primários: o caso de Lisboa e Vale do Tejo

Autor: 
Antonio Luz
Autor: 
Sara Valente
Autor: 
Vitor Raposo
Autor: 
Paula Godinho

Os objectivos deste estudo são: (a) avaliar a percepção que os cidadãos utentes dos centros de saúde têm relativamente aos cuidados prestados; (b) entender mais as razões subjacentes a estas avaliações. Para esse fim realizou-se um inquérito retrospectivo a uma amostra de quase 4000 utentes dos centros de saúde das três sub-regiões da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo: Lisboa, Santarém e Setúbal. Os questionários foram entregues por elementos da ARS directamente aos utentes, aos quais foi pedido que os preenchessem e os devolvessem em sobrescritos de franquia paga, garantindo assim um completo anonimato.

Cuidados de saúde primários 2000 - editorial

Este volume monográfico, preparado no contexto dos trabalhos do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, tem como principal objectivo olhar para o passado, presente e futuro imediato dos cuidados de saúde primários em Portugal através dos pontos de vista dos seus intervenientes.

Cuidados de saúde primários 2000 - Cuidados de saúde primários em Portugal

Autor: 
Vitor Ramos

A evolução dos cuidados de saúde primários em Portugal nos últimos trinta anos conheceu várias fases. A partir de 1971 foram criados os primeiros centros de saúde — os centros de saúde de primeira geração, associados ao que então se entendia por saúde pública —, incluindo actividades como a vacinação, vigilância de saúde da mulher, da grávida e da criança, saúde escolar e ambiental, entre outras. Em 1983 os primeiros centros de saúde foram integrados com os numerosos postos dos ex-Serviços Médico-Sociais.

Cuidados de saúde primários 2000 - Contratualização com centros de saúde: a experiência portuguesa

A experiência portuguesa de contratualização tem sido dominada pelos hospitais. Este texto analisa as diferenças conhecidas ou previsíveis da contratualização com os centros de saúde quando comparada com a dos hospitais.

Cuidados de saúde primários 2000 - Contratualização com os centros de saúde na Região de Lisboa e Vale do Tejo

Autor: 
Antonio Luz

A experiência de contratualização com os centros de saúde por parte da Agência de Contratualização dos Serviços de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo, tanto no seu enquadramento estratégico como nos processos de contratualização adoptados, é aqui detalhada.
Faz-se uma apreciação global dos resultados desta experiência de contratualização para o período de 1996 a 2000.