Informação e conhecimento

Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde

Esta conferência marca o fim da segunda edição da Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde.< 

Com este evento pretende-se discutir e apresentar os mais recentes conceitos e tecnologias para alavancar os repositórios de conhecimento por forma a criar valor para o negócio. 

Conferência Benchmarking Clínico, 17 Abril

A IASIST< realizou um estudo inédito de Benchmarking, envolvendo hospitais universitários de Portugal e Espanha. Este estudo será apresentado publicamente no decurso da conferência Benchmarking Clínico entre Hospitais Universitários da Península Ibérica, no dia 17 de Abril de 2012, a decorrer no auditório A da Reitoria da UNL, em Lisboa.

A entrada é gratuita, mediante inscrição prévias pelo email healthmedia@companhiadeideias.com<, indicando o seu nome, instituição/entidade, cargo e contactos.

Sociedade de informação e do conhecimento

Autor: 
Vitor Raposo

Vivemos na denominada "Sociedade de Informação" cujas manifestações rodeiam o nosso quotidiano, afectam o comportamento das organizações e influenciam a governação.

O Call Center para Orientação Pediátrica do SNS – Da criação à expansão nacional (1998-2002)

Sendo uma das experiências de call centers em Saúde mais concretas em Portugal, o "Saúde 24 – Pediatria" (808 242400) foi criado, em 1998, através de uma solicitação do Ministério da Saúde e é um serviço público que abrange todo o território nacional desde 2002. Descreve-se aqui o processo que levou ao seu desenvolvimento dentro do sistema de saúde.

A Organização de um Sistema de Gestão de Informação e de Conhecimento em Saúde em Portugal

Apresentam-se alguns subsídios sobre o nível de desenvolvimento da informação e conhecimento em Saúde em Portugal e um panorama geral das entidades que, no sistema de saúde, congregam essa informação.

Call Centers e Contact Centers em Saúde para o Cidadão em Portugal

O objectivo principal de um "Call Center em Saúde" é o de oferecer ao público em geral um ponto de acesso alternativo ao sistema de saúde bem como o de proporcionar ao indivíduo a capacidade de poder tomar decisões, com ajuda, relacionadas com a sua saúde (Sakellarides & Barbosa, 2001). Este serviço pode se apresentar de diversas formas, de acordo com a sua estrutura e objectivos. Assim, as possibilidades são muitas e podem englobar serviços complexos como promoção e educação para a saúde, aconselhamento e informação sobre doenças e tratamentos até a simples serviços de encaminhamento para cuidados de saúde e apoio psicossocial. Apresentamos aqui um sumário dos serviços telefónicos que se aproximam de "Call Centers em Saúde" existentes em Portugal, actualmente.