Políticas para os recursos humanos e para as profissões

Num sistema de saúde existem organizações de saúde (capital estrutural), recursos humanos (capital profissional) e os utentes (capital de cidadãos). O olhar sobre as pessoas que trabalham na área da saúde em Portugal faz-se, aqui, essencialmente na perspectiva da "governação/governance": na análise do exercicio da autoridade politica, económica e administrativa (processos, mecanismos complexos, relações e instituições) através da qual cada cidadão, prestador de cuidados e grupos de interesse (organizações profissionais, sindicatos, Ordens, Ordens, associações de doentes, Ligas de amigos de hospitais, autarquias) articulam entre si os seus interesses, exercitam os seus direitos e obrigações e medeiam as suas diferenças.

Estado da arte

O olhar sobre as pessoas que trabalham na área da saúde em Portugal faz-se, aqui, essencialmente na perspectiva da "governação/governance": na análise do exercicio da autoridade politica, económica e administrativa (processos, mecanismos complexos, relações e instituições) através da qual cada cidadão<, prestador de cuidados e grupos de interesse (organizações profissionais, sindicatos, Ordens, associações de doentes, Ligas de amigos de hospitais, autarquias) articulam entre si os seus interesses, exercitam os seus direitos e obrigações e medeiam as suas diferenças.

Plano estratégico para a formação nas áreas da saúde III

O "Plano estratégico para a formação nas áreas da saúde" foi apresentado em Dezembro de 2001, pelo grupo de missão. O "Grupo de missão" foi sendo confirmado nas suas funções por novos diplomas.

Plano estratégico para a formação nas áreas de saúde II

O "Plano estratégico para a formação nas áreas da saúde" foi apresentado em Dezembro de 2001 concretizando um dos aspectos previstos na Resolução do Conselho de Ministros nº 140/98, de 4 de Dezembro

Plano estratégico para a formação nas áreas de saúde I

O "Plano estratégico para a formação nas áreas da saúde" foi apresentado em Dezembro de 2001, pelo "Grupo de Missão" constituido na sequência da Resolução do Conselho de Ministros nº 140/98, de 4 de Dezembro.