Diálise Renal

Autor: 
José Vinhas

O tratamento da insuficiência renal crónica terminal (IRCT) representa uma área dos cuidados de saúde muito específica e de custos extremamente elevados. Existem actualmente três modalidades de tratamento disponíveis para os doentes com IRCT: hemodiálise (HD), diálise peritoneal (DP) e transplantação renal (TR).

O tratamento da insuficiência renal crónica terminal (IRCT) representa uma área dos cuidados de saúde muito restrita, que inclui uma população de cerca de 10.500 doentes, mas cujos custos são extremamente elevados, e crescem a um ritmo superior ao aumento do orçamento de Estado para a saúde. Este facto deve-se, por um lado, às melhorias introduzidas no tratamento (principalmente, a introdução de novos medicamentos), e, por outro, ao crescimento constante desta população, que em Portugal, nos últimos cinco anos, tem aumentado ao ritmo de 5% ao ano.

Existem actualmente três modalidades de tratamento disponíveis para os doentes com IRCT: hemodiálise e técnicas afins (HD), diálise peritoneal (DP) e transplantação renal (TR).

Pré-visualizaçãoAnexoTamanho
Diálise Renal66.2 KB