ESAC Yearbook 2008, European Surveillance of Antimicrobial Consumption

O ESAC (European Surveillance of Antimicrobial Consumption), projecto criado em 2001 e financiado pela UE, consiste num sistema de vigilância internacional que visa analisar a utilização de antimicrobianos na Europa e traduzir as variações em indicadores de qualidade para a monitorização da Saúde Pública.

O presente Relatório 1< abrange dados de utilização de antimicrobianos em ambulatório, para o período de 1999 a 2008, considerando a realidade dos 35 países participantes no projecto, incluindo Portugal.

De acordo com os últimos dados publicados pelo ESAC, referentes a 2008, continuam a existir elevadas diferenças entre os países da Europa quanto aos padrões de utilização de antibióticos, avaliado em Doses Diárias Definidas DDD/por 1000 habitantes/dia (DHD) e utilizando a Classificação Internacional ATC/DDD (versão 2009) da OMS. Apesar dos diferentes padrões verificados entre os diversos países neste período de 10 anos, parece existir um aumento generalizado na utilização destes medicamentos desde 2005.

  • 1.< ESAC Yearbook 2008. European Surveillance of Antimicrobial Consumption. Disponível em: www.esac.ua.ac.be<
Pré-visualizaçãoAnexoTamanho
ESAC Yearbook 20085.91 MB