Cenários para o Futuro do Sistema de Saúde Português

Assistimos hoje a mudanças fundamentais no sector da saúde e, particularmente em Portugal. É essencial que a política beneficie de uma base de conhecimento e de uma análise estratégica mais elaboradas. A utilização de cenários ajuda a ir de encontro a estas necessidades.

Num sector de grande complexidade e em mudança constante como é o da saúde, importa adoptar uma abordagem estratégica para analisar a evolução das opções tomadas. Uma das formas de ir ao encontro desta necessidade, considerando a imprevisibilidade deste sector, consiste no exercício de pensamento prospectivo e, concretamente, na utilização de cenários.

Pensando os cenários como uma imagem coerente de um futuro plausível e levando em conta a importância de analisar as políticas a adoptar numa perspectiva de longo-prazo, o exercício de construção de cenários permite avaliar os factores que afectam o futuro da saúde, seleccionar prioridades e planear as medidas a tomar. Os cenários podem ser gerados em conjunto, dando uma imagem de futuros plausíveis, quer em termos do contexto em que uma política tem de funcionar quer em termos de resultados e consequências dessa política.